
Supervisão

PSICOLOGIA E QUESTÕES DE GÊNERO
Todos nós carregamos em nossos corpos vivências marcadas pelas normativas de gênero existentes. Portanto, de uma forma ou de outra, o tema sempre transitará nos espaços que ocupamos. No entanto, algumas pessoas, em algumas situações, são atravessadas de forma avassaladora sobre as questões de gênero como: violências, assédio, cobrança sobre performance sexual, obediência sobre os determinantes de gênero, parentalidade, etc. e nesses casos, alguns olhares mais cuidadosos sobre esta questão, será importante para o processo a partir de um olhar sobre o sofrimento ético-político.
Nós, como psicólogos e psicólogas, também somos atravessados por estas normativas e ainda que tendo conhecimento sobre essas questões, em muitas situações atuaremos sem nos darmos conta de nossos atravessamentos e, por isso, a supervisão é fundamental para uma clínica ética, por conseguinte para o desenvolvimento de estratégias interventivas pautadas tecnicamente.
Convidamos então, a quem possa interessar, para os encontros de supervisão em grupo.
Objetivo: Compreender e analisar os modos como as demandas de gênero se apresentam em nossa realidade de atendimentos clínicos de psicoterapia.
O que se pretende alcançar? Manejar as questões relativas a gênero e equidade de gênero no âmbito das demandas clínicas-psicoterápicas, fornecendo estrutura, orientação e suporte as necessidades dos sujeitos atendidos no que tange as questões de sofrimento ético-político.