
Oficina Corporal
OFICINAS ESTÉTICAS ARTES DA CENA:
PROCESSOS CRIATIVOS, CORPO-CIDADE E GÊNERO
A experiência do próprio corpo é algo o qual nos alienamos e, de algum modo passamos cristalizar. Construir espaços criativos e seguros de experimentação de si e do corpo para experienciar práticas artísticas torna-se potente para revisitar nossos processos constitutivos.
O sistema Laban-Bartenieff oferece um chão experiencial e teórico de compreensão para a experimentação de corpos de artistas e não artistas, que possibilita o processo criativo e muitas reflexões sobre os moldes pelos quais nos organizamos diante de nós mesmos e da sociedade.
Dessa maneira, a ideia é que as oficinas possam sensibilizar e fundamentar reflexões, a partir dos conceitos de corpo e espaço de Laban, sobre as experiências de corpo genereificado que vivemos em nossa sociedade visando a construção de uma performance-intervenção.
Objetivo: Caminhos para experimentação do corpo de maneira artístico-criativa a partir da compreensão social de corpo genereificado, tendo por base o sistema Laban-Bartenieff.
O que irá alcançar? A partir da experimentação de corpo e espaço proposto pelo sistema Laban-Bartenieff entendemos ser possível que os participantes consigam ressignificar suas vivências e construir caminhos artísticos potentes de intervenção na realidade, sejam artistas ou não artistas.
Todos os 10 encontros terão por base de preparação corporal os Bartenieff Fundamentals (BFs), como suporte para a construção do corpo-experiencia do oficineiro/oficineira. Na sequencia cada encontro contará com um tema relativo a corpo e espaço no sistema Laban-Bartenieff e a relação deste tema com as temáticas de gênero.
Público-alvo: Pessoas entre 15 e 60 anos, artistas ou não.
Dia: Início em 01/04/2023 - Encontros quinzenais aos sábados.
Número de Encontros: 10
Hora: 9h às 12h
Número de Vagas: Entre 04 e 10 participantes
Local: Espaço Itajaí
Valor: a definir
.png)